Os peregrinos que seguem para Trindade já contam com a estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), que iniciou as atividades nesta sexta-feira (26/6). Instalado no Km 10 da GO-060, o espaço foi preparado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para oferecer acolhimento e conforto durante a Romaria 2026. A expectativa é atender cerca de 400 mil fiéis o até dia 5 de julho, com funcionamento 24 horas.
“A atuação do Centro de Apoio ao Romeiro reforça o compromisso do Goiás Social com o cuidado e a dignidade das pessoas. Em cada atendimento, em cada refeição servida e em cada gesto de acolhimento, vemos a força do voluntariado e da solidariedade goiana”, afirmou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Iara Vilela. “Nosso objetivo é garantir que os romeiros possam viver essa caminhada de fé, sabendo que não estão sozinhos nesse percurso”, concluiu.
Todos os serviços oferecidos pelo CAR são gratuitos. Os peregrinos recebem alimentação composta por leite com canela, café, chá, suco, água, pão com manteiga e mortadela. O espaço também dispõe de áreas de descanso, banheiros, atendimentos de saúde, primeiros socorros e orientações aos romeiros, com foco em garantir uma peregrinação mais segura e tranquila. O CAR conta, ainda, com uma base integrada da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que atua com um grupamento de apoio, ambulância e serviço de resgate em regime de plantão 24 horas.
“A estrutura e todos os serviços que oferecemos no CAR são fruto de uma grande parceria entre órgãos do Governo de Goiás, a Prefeitura de Trindade, entidades de classe e a iniciativa privada. Nosso objetivo é, acima de tudo, acolher os devotos do Divino Pai Eterno e garantir que eles possam realizar sua caminhada com mais tranquilidade, conforto e segurança”, informou a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado.
Espírito voluntário
O CAR conta com uma padaria própria, responsável pela produção dos pães servidos aos peregrinos ainda frescos, diretamente do forno. A distribuição dos lanches é realizada por funcionários da OVG, trabalhadores contratados especialmente para o evento e voluntários, que se revezam em turnos na montagem e entrega das refeições. Entre os itens mais procurados está o tradicional leite com canela, um dos destaques do atendimento oferecido aos romeiros.
Entre 2019 e 2025, quase 1,5 mil pessoas atuaram como voluntárias no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). Neste ano, cerca de 500 interessados se inscreveram para participar. Entre os voluntários está Carmelita Pereira de Jesus, de 65 anos, moradora de Aparecida de Goiânia, que em 2026 completará 20 anos de atuação voluntária. “É lindo ver a fé das pessoas para agradecer as graças recebidas e uma experiência incrível participar desse momento especial, de ajuda ao próximo, aqui no Centro de Apoio ao Romeiro”, afirmou.
Romeira há cinco anos, a estudante de Direito Thayllane dos Santos Oliveira, de 30 anos, disse que todos os anos passa pelo CAR durante a caminhada em direção a Trindade. Para ela, o espaço se tornou um ponto essencial na peregrinação. “É um lugar que acolhe a gente com carinho, dá conforto e faz toda diferença na caminhada. A gratidão é o que a gente sente em cada atendimento recebido aqui.”



