ÚLTIMA HORA: Ronaldo Caiado anuncia filiação ao PSD após saída do União Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, acaba de oficializar sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na noite desta terça-feira (27). A decisão foi anunciada em um vídeo publicado nas redes sociais, no qual o próprio Caiado aparece ao lado dos governadores Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), ambos também filiados ao PSD e articulando um projeto político conjunto para as eleições de 2026. 

O anúncio ocorre poucas horas depois de Caiado deixar oficialmente o União Brasil, partido pelo qual construiu grande parte de sua trajetória política e tinha o apoio político consolidado. A saída foi motivada, segundo aliados e observadores políticos, pela dificuldade de viabilizar sua pré-candidatura à Presidência da República dentro da legenda, especialmente após a fusão com o Partido Progressista (PP), que acabou limitando espaço interno para o projeto presidencial de Caiado. 

No vídeo divulgado no Instagram do governador, Caiado afirmou que o União Brasil teve uma “longa história” em sua carreira política, mas destacou que este é um momento decisivo em que ele busca se colocar no cenário nacional. Ele disse que foi bem acolhido no PSD por seus dois colegas governadores e que pretende contribuir para um projeto político maior, visando a disputa presidencial de 2026. 

Caiado enfatizou ainda que a decisão não é apenas de interesse pessoal, ressaltando que, ali no PSD, haverá um trabalho conjunto entre os líderes para definir quem será o candidato à presidência: “aquele que for escolhido terá o apoio dos demais”, declarou. 

A notícia já repercute em todo o Brasil, marcando uma mudança significativa no tabuleiro político para a eleição presidencial deste ano, com a entrada de um nome importante do Centro-Direita na legenda de Gilberto Kassab.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias