O vídeo apresenta três pinturas do projeto Manifesto Urbano. Idealizado por Larissa Pitman, o projeto cria um circuito de arte pública em Goiânia. As pinturas em prédios da Rua 3, no centro da capital, foram feitas no final de 2020 e deram cor à paisagem cinzenta da região central.
Larissa disse à Revista Factual que “a intervenção urbana realizada através do projeto Manifesto Urbano considerou ocupar o Centro da cidade, porque ali há uma memória coletiva sobre a nossa cultura, arquitetura e história. Além disso, o Centro de Goiânia é marcado pela diversidade de classe e tem um fluxo diário intenso.”
As pinturas
Geraldinho
Geraldo Nogueira nasceu em 18 de dezembro de 1913, em local onde atualmente é o município de Bela Vista. Sua trajetória como contador de histórias ganhou destaque no programa Frutos da Terra, após ser descoberto por produtores do show enquanto narrava seus causos engraçados, em um bar de onde morava.
Além da televisão, sua carreira migrou para teatros espalhados pelo Brasil. Faltando 18 dias para completar 80 anos, Geraldinho faleceu deixando nos corações goianos as marcas da história de Goiás que contava com muito bom humor.
A representação do contador de causos Geraldinho, localizada no Edifício Dona Chafia, foi feita por artistas do “Bicicleta Sem Freio” – Douglas Pereira e Renato Reno.
Andança
A obra localizada no Edifício Alencastro Veiga traz a imagem de uma garota que carrega nas mãos um filtro de barro, adaptado como vaso de plantas. Dentro dele, uma árvore como simbolismo de algo vivo e crescente, assim como o futuro pelo qual se anseia. Futuro gravado no vaso que a jovem traz consigo.
O mural tem 66 metros de altura e cerca de 780m² e levou 27 dias para ser concluído, dos quais 16 deles foram dedicados à pintura. Nos outros 11 dias, o projeto teve que ser paralisado, devido às chuvas e aos fortes ventos.
Essa obra é do artista Wes Gama que aborda “o problema da sociedade global”, palavras do autor. “Em minhas obras busco representar os povos e culturas que tem uma relação de equilíbrio com todo esse organismo Terra que somos, e são esses povos que resistem e ainda lutam para um modelo de sociedade sustentável e socialmente justo”, conclui o artista.
Iara Cabocla
Inspirado em sua própria mãe, o artista Wes Gama, que pintou a obra de 250m² também no Edifício Dona Chafia, representou as mulheres agricultoras do nordeste goiano.
O projeto Manifesto Urbano conta com o patrocínio da cerveja Esmera de Goiás.
Beba com moderação.