A maioria dos casos estão sendo registrados no Reino Unido. Espanha, Israel, EUA, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Noruega, França, Romênia e Bélgica também tiveram notificações.
A doença acomete desde bebês de um mês de idade a adolescentes de 16 anos. Aproximadamente 10% (dez por cento) necessitaram de transplante de fígado e até o momento uma morte foi registrada.
A Organização Mundial de Saúde revelou que não se sabe a origem dos casos. Os estudos estão em andamento. A suspeita é de adenovírus, um grupo de vírus que normalmente causam doenças respiratórias, como um resfriado comum. Por outro lado, o adenovírus não explica a gravidade dos casos em comento.
O que é
Hepatite é inflamação do fígado. Na maioria dos casos causada por vírus, mas pode ser consequência do uso excessivo de bebidas alcoólicas ou alteração autoimune.
Os tipos A, B e C são os mais frequentes de vírus, cujos sintomas podem aparecer dias depois do contato.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, mal-estar, dor e inchaço abdominal, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos, urina escura, vezes claras, náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.
A Hepatite B geralmente é silenciosa. Os poucos causas apresentam febres, cor amarelada na pele e nos olhos, além do mal-estar.
Como acontece
Ocorre pelo contato oral-fecal ou pelo contato com o sangue contaminado. Compartilhamento de seringas, relações sem camisinhas, alimentos ou águas contaminadas. Além da transfusão sanguínea.
Tratamento
Repouso, boa alimentação e hidratação são as primeiras coisas a serem feitas. Alguns casos precisam de medicamentos prescritos.
O tempo de tratamento varia entre seis e onze meses. Sendo recomendado um dieta com alimentos de fácil digestão.
Na maioria dos casos existe cura. Poucos, que não respeitam o tratamento, podem evoluir para morte. Os graves são hospitalizados.