Durante o 1º Encontro Estadual de Segurança nas Eleições, realizado na quinta-feira, 22 de agosto, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Luiz Cláudio Veiga Braga, enfatizou a relevância da segurança nas eleições municipais deste ano. Ele defendeu a cooperação entre as autoridades para garantir a tranquilidade do processo eleitoral.
“O contexto das eleições municipais, seja em grandes ou pequenas comunidades, tende a acirrar os ânimos”, afirmou Veiga Braga durante coletiva de imprensa. “Contaremos com a presença de efetivos policiais para evitar conflitos, permitindo debates intensos, mas respeitosos. Nosso objetivo é preservar a integridade do processo eleitoral”, completou.
O TRE-GO garantiu que diversas ações preventivas estão sendo adotadas para assegurar um pleito seguro. Segundo o presidente, “o direito de expressão do eleitor será protegido, com o suporte das forças de segurança aqui representadas”.
Entre as medidas destacadas está a presença das forças de segurança em todos os locais de votação, além do reforço das delegacias em caso de necessidade de atuação mais firme. Equipes de Goiânia serão deslocadas para cidades menores, se necessário, para garantir o bom andamento das eleições.
O evento contou com a participação dos comandantes das forças de segurança estaduais e federais, incluindo a Polícia Militar de Goiás (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), Polícia Civil (PCGO), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuarão de forma integrada durante o pleito.
Por Milkylenne Cardoso