O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Geverson Abel, ambos do partido Republicanos, conversaram com comerciantes e moradores e realizaram vistoria no Mercado da Vila Nova, na manhã desta quarta-feira (6). O objetivo foi coletar informações para elaborar um projeto de requalificação da área pelo município. O mercado é um dos mais tradicionais da Capital, com mais de 60 anos de existência, e já recebeu investimentos na atual gestão, como a sessão de área para a construção de uma praça de alimentação.
“Nós estamos visitando a região da Vila Nova para verificar a situação do nosso mercado e os serviços necessários para a recuperação e reforma e avaliar as decisões que precisam ser tomadas. Estamos vistoriando todos os serviços necessários ao lado dos secretários de Desenvolvimento e Economia Criativa e de Infraestrutura (Denes Pereira). E, claro, não poderia deixar de comer um tradicional pastel com suco de caju”, afirmou o prefeito Rogério.
O Mercado da Vila Nova iniciou suas atividades em 1957, com uma construção sob forma de condomínio, sem qualquer ônus para os cofres municipais. Na gestão do prefeito Rogério, foi cedida uma área de pátio para a construção de uma praça de alimentação, modernizando a estrutura e atraindo novos clientes para o local. Goiânia possui sete mercados municipais. Neles, são comercializados alimentos, peças de vestuário e produtos diversos. Os espaços também abrigam eventos culturais.
O presidente da Associação dos Comerciantes da Vila Nova, Marcos Vinícius, acompanhou a visita e destacou os investimentos do município. “É um mercado administrado pela Prefeitura. Temos um pátio que recentemente foi concedido para a associação e conseguimos converter em praça de alimentação, trazendo um pool gastronômico para região. Nós temos hoje o melhor restaurante de mercado de Goiânia. Isso foi tudo implantado nesta gestão. A gente agradece o prefeito Rogério pela sensibilidade em aquecer o comércio local”, disse.
A administradora do Mercado da Vila Nova, Clênia Moura, explica que o vereador Anselmo Pereira está destinando emenda impositiva no valor de R$ 200 mil para iniciar um processo de revitalização da unidade. “É uma necessidade dos comerciantes e permissionários, e com o apoio do vereador Anselmo e do prefeito Rogério nós vamos conseguir esse benefício”, disse.
Acompanhado de auxiliares, o prefeito Rogério visitou as tradicionais pastelarias do Mercado da Vila Nova e aproveitou para conversar com pioneiros do bairro, como a Dona Olga Rodrigues e a Dona Regina Chartier, sobre a sua história.
Feira
Mais cedo, a comitiva visitou a feira livre da Vila Nova, na 10ª Avenida. O prefeito Rogério conversou com comerciantes e moradores sobre as necessidades do local.