O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, anunciou, na última sexta-feira (5/4), a troca de comando de seis secretarias municipais. Foram afetadas as repartições de Desenvolvimento e Economia Criativa, Administração, Cultura, Desenvolvimento Humano e Social, Comunicação e Assistência à Saúde dos Servidores. Segundo nota emitida pelo Paço, o processo ocorreu para afastar os de titulares que pretendem disputar as eleições deste ano. Juntamente com o comunicado de desincompatibilização, o chefe do Executivo municipal já nomeou os substitutos.
Deixam os cargos os secretários Geverson Abel (Desenvolvimento e Economia Criativa), Valdery Junior (Administração), Zander Fábio (Cultura) e Maria Yvelônia (Desenvolvimento Humano e Social), que pretendem disputar as eleições deste ano. Também há substituições na Secretaria de Comunicação e no Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS).
No lugar de Geverson Abel, toma posse o atual Chefe de Gabinete da pasta Thales Queiroz, bacharel em Administração em Turismo com MBA em Negociações Econômicas Internacionais pela PUC Goiás. Já a Secretaria de Administração passa a ser comandada pela atual secretária-executiva da pasta, Rafaella Canedo, que é administradora e acumula atuação no poder público desde 2011.
À frente da Cultura estará, a partir de agora, o diretor artístico, produtor e conselheiro cultural Eduardo de Souza. Com a saída de Maria Yvelônia do Desenvolvimento Humano e Social, houve o anúncio da nomeação da ex-secretária executiva da pasta, Luanna Shirley Sousa, que é psicóloga com pós-graduação em administração pública, psicologia do trânsito e psicoterapia da constelação familiar.
A Comunicação, antes coordenada por Célio Campos, fica sob responsabilidade do ex-secretário executivo da pasta, o publicitário Fábio Simonetti.
Servidores de Goiânia
Também houve mudança na presidência do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS). Deixa o cargo o médico Marcelo Marques Teixeira, que conduziu uma etapa importante do processo de modernização do instituto, e entra a executiva em Secretariado Executivo Gardene Moreira, que acumula experiência de cerca de 15 anos em diferentes ministérios do governo federal.
Moreira possui formação acadêmica em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário do Centro Oeste (UNIDESC), com experiência profissional de cerca de 15 anos no Governo Federal em posições no Ministério do Turismo (2020-2021), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2018-2019), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (2014-2017), e Ministério da Pesca e Aquicultura, onde trabalhou entre os anos 2007 e 2014.
Durante pronunciamento desta sexta-feira (5/4), Rogério Cruz ainda anunciou que a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) será presidida pelo advogado Nadim Neme, a Companhia Municipal de Processamento de Dados (Comdata) por Eliene Tolentino e o Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE) pelo bacharel em direito Ângelo Rocelo Galon.
Com as alterações, a Prefeitura de Goiânia amplia a participação de mulheres no primeiro escalão da administração. Outras pastas importantes já são comandadas por mulheres, como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, liderada por Katia Hyodo e Cida Garcez na Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Nesta gestão, a Casa Civil é comandada pela advogada Rayssa Melo, a primeira mulher a chefiar o órgão.
Fonte: Secom