Foi anunciada nesta sexta-feira (19), pela Petrobrás, a primeira redução deste ano no preço da gasolina. Atualmente custando R$ 2,84 o litro, o preço irá para R$ 2,70 com validade a partir do próximo sábado (20).
Porém esse reajuste pode não impactar imediatamente no bolso do consumidor. De acordo com a nota da petroleira, as variações para mais ou menos estão relacionadas ao mercado internacional. “Os preços praticados pela Petrobrás, e suas variações para mais ou para menos associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais”, afirma a nota.
O documento também afirma que até chegar ao consumidor, outros tributos são acrescentados, incluindo tributos federais estaduais e custas para a aquisição. “Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis”, pontua a nota.
“Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”, conclui.
Desde o inicio de 2021, o preço da gasolina foi alterado seis vezes e com essa redução de 5% a gasolina acumula alta de 46,2%.