Na manhã desta segunda-feira (29), policiais e bombeiros da ativa, com mais de 51 anos, começaram a ser vacinados em Goiânia. As primeiras doses foram aplicadas pelo governador Ronaldo Caiado. “A data de hoje é extremamente importante pra mim. É mais um passo para dizer aqueles que estão na linha de frente: tenham o reconhecimento do Governo de Goiás”, afirmou Caiado.
A imunização das tropas foi aprovada pelo Centro de Emergências de Goiás (COE-GO). A inclusão delas ao grupo prioritário considerou um estudo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) sobre o grau de exposição desses profissionais.
Segundo os dados atualizados pela SSP na última sexta-feira (26), desde o início da pandemia 4.295 profissionais já foram acometidos pela covid-19. A taxa de contágio é superior a 18%, quase o triplo se comparada com a população em geral. “Nossas forças de segurança e também o salvamento foram duramente penalizados com percentual de contaminação e, infelizmente, o número de óbitos chegou a 47”, ressaltou o governador.
Serão contemplados com a vacina os servidores da ativa com mais de 51 anos. O titular da SSP-GO, Rodney Miranda, informou que essa primeira fase deve imunizar 1.250 profissionais na capital e cerca de 5 mil em todo o Estado. Já os servidores da reserva serão vacinados no calendário normal.
“A prioridade, aqui, é para aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento tanto da violência quanto da pandemia”, relatou. A previsão é concluir a aplicação da primeira dose neste grupo em até quatro semanas.