Nesta quinta feira (28), o site do Orkut.com foi reativado e traz uma mensagem do criador. “Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários”. Além de relembrar o sucesso que a rede social foi entre 2004 e 2014.
Em 2008 o Google comprou a rede, mas ela foi fechada em 2014, devido à queda pelo aumento da rede social Facebook. O comunicado fala sobre a volta do site. “É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”, diz o aviso.
A declaração tem cinco parágrafos e fala como buscou antes e busca agora ser uma rede social sem ódio. “Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais”.
Em 2017 e 2020 surgiram boatos sobre a volta do Orkut. As pessoas ficaram polvorosas. Criaram, inclusive, um site chamado Orkut falso, mas não passava de um alarme falso.