A líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a covid-19, Maria Van Kerkhove, afirmou que apesar de não ser possível dizer se a pandemia melhorou, o mundo pode controlá-la caso use as ferramentas necessárias.
“Podemos fazer isso”, disse ela. “Nós apenas temos que nos unir coletivamente, desde o nível político até o nível individual para fazer isso”, afirmou.
Na última quarta-feira, Maria Van Kerkhove afirmou em entrevista à CNN que “Realmente estamos em um período crítico. É difícil dizer, você sabe, se melhoramos ou não. Em algumas partes do mundo nós realmente melhoramos, alguns países nos mostraram que podem controlar a covid, podem controlar a propagação, podem manter a transmissão baixa e podem manter as populações vulneráveis seguras. E em outras partes do mundo, o vírus está se espalhando rapidamente”.
De acordo com ela, mesmo existindo pontos críticos do vírus em todas as regiões da OMS, também há pontos positivos.
Segundo Van Kerkhove, o aumento da transmissão pode ser explicado com diversos fatores, entre eles, as variantes do vírus, uma distribuição desigual das vacinas e governos não respeitando o isolamento.
“Mas precisamos aprender onde podemos, precisamos corrigir o curso onde podemos e precisamos ter a esperança de que com todas as ferramentas – as ferramentas de saúde pública mais as vacinas – realmente tenhamos uma chance de controlar a covid”, afirmou.