Duas pessoas no Brasil testaram positivo para a nova variante do coronavírus, Ômicron. A confirmação foi dada pelo Instituto Adolfo Lutz, nesta terça-feira (30). Os infectados são um homem e uma mulher que vieram da África do Sul e desembarcaram em São Paulo.
O casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ainda segundo a secretaria estadual, ambos estão sob monitoramento das vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus familiares. Os dois são missionários brasileiros, que moram na África do Sul e vieram para São Paulo visitar familiares que moram na Zona Leste da capital paulista.
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância informou que “a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23/11, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24 de novembro”.
E ainda ressaltou que “foi anterior à edição da Portaria Interministerial CC-PR/MS/MJSP/MINFRA 660, de 27 de novembro de 2021, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul e que também suspendeu, em caráter temporário, a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, por esse país”.
Um terceiro caso suspeito, de um passageiro que veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos, ainda está sob investigação do Lutz.
Ômicron
A variante Ômicron – também chamada B.1.1529 – foi reportada à OMS em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. De acordo com OMS, a variante apresenta um “grande número de mutações”, algumas preocupantes. O primeiro caso confirmado da Ômicron foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021 no país.
Com informações do G1.