Durante a exibição do telejornal “Bahia Meio Dia”, na manhã da última quarta feira (28), uma mulher negra se recusou a pegar na mão da repórter, por ela ser branca.
A matéria exibida era sobre o trabalho escravo na Bahia, para tratar do Dia das Trabalhadoras Domésticas. Uma das entrevistadas foi Madalena Silva (64), que foi resgatada de trabalho análogo à escravidão, no ano passado, após passar 52 anos sendo escravizada.
Durante a reportagem, a repórter Adriana Oliveira, estende a mão para Madalena, que recusa e desabafa “ico com receio de pegar na sua mão branca”. Chorando Madalena explica o seu desconforto “por que ver a sua mão branca. Eu pego e boto a minha em cima da sua e acho feio isso”.
“Sua mão é linda, sua cor é linda. Olhe para mim, aqui não tem diferença. O tom é diferente, mas você é mulher, eu sou mulher. Os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem comigo, tem que ter com você”, destacou a jornalista, que ainda deu um abraço em Madalena.
Nas redes sociais, Adriano afirmou que viveu uma das cenas mais emocionantes em seus 27 anos de profissão. “Ainda tô impactada com o encontro com Dona Madalena. Hoje vivi um dos momentos mais emocionantes nos 27 anos de profissão”, escreveu.