A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), realizou na tarde desta quarta-feira (18), a ação educativa “Faça Bonito” em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A mobilização foi realizada no Parque da Família, região central do município. A ação também faz parte do Maio Laranja, que busca combater a violência sexual entre crianças de adolescente no Brasil.
Segundo a Prefeitura, os condutores de veículos e pedestres que passaram pelo parque receberam dos servidores da Semas material educativo. A secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, explica como acontece a ação, “não é apenas no 18 de maio que trabalhamos esse tema, fazemos uma campanha preventiva durante todo ano em nossas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Centro de Referência em Assistência Social”.
De acordo com a secretária, o objetivo é conscientizar a sociedade, pais, responsáveis, crianças e adolescentes sobre como identificar situações de abuso e como realizar denúncias. “Nosso foco é conscientizar as pessoas sobre este grande mal, para que esse crime não venha afligir e causar danos, traumas e transtornos em nossas crianças e adolescentes. É nosso dever proteger a vida das crianças e a dignidade delas em todos os sentidos”, comentou a superintendente de Educação, Idelma Oliveira.
O Disque 100 – canal que registra denúncias contra diversos tipos de violência em todo país registrou mais de 22,3 mil casos de abuso e/ou violação sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Em Aparecida de Goiânia, podem ser acionados o Conselho Tutelar, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e unidades de saúde.
Dados de abuso no Brasil
De acordo com pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) no período de 2016 a 2020, foi constatado que mais de 35 mil crianças e adolescentes de zero a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil. Outro dado alarmante é que a cada 24 horas 123 crianças ou adolescentes são abusados, são cinco novos casos a cada hora.
O estudo aponta que entre os anos de 2017 a 2020, quase 180 mil sofreram violência sexual. Aproximadamente 45 mil casos de abusos por ano. Segundo o Unicef, cerca de 80% das vítimas de violência sexual são meninas e a idade mais frequente está entre os 10 aos 14 anos.
Outro fator apresentado no estudo é como a pandemia da covid-19 afetou as denúncias. Devido ao isolamento as denúncias caíram, “essa queda se deve ao aumento das subnotificações e não de fato uma redução nas ocorrências”, explica.
Telefones úteis para apoio
Secretaria de Assistência Social
Telefone: 3545-5970
Conselhos Tutelares:
Regional Garavelo
Telefone: 3545-4897
Regional Centro
Telefone: 3545-5880
Regional Vila Brasília
Telefone: 3545-6515
Regional Maranata
Telefone: 32967485
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Aparecida
Telefone: 3201-2292/2269