Jorge Kajuru é diagnosticado com Parkinson e prevê afastamento da política

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi diagnosticado com a Doença de Parkinson e deve se afastar da vida política. O diagnóstico foi confirmado em dezembro, e o parlamentar já iniciou tratamento médico.

No fim do primeiro mandato no Senado Federal, Kajuru chegou a ser cotado pelo PSB para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo, seu estado natal, nas eleições de 2026. A possibilidade, porém, foi descartada após a confirmação da doença.

Antes de ingressar na política, Kajuru atuou como apresentador e comentarista esportivo no rádio e na televisão. Em 2016, foi eleito vereador em Goiânia e, dois anos depois, conquistou uma cadeira no Senado.

Durante o mandato, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das apostas esportivas e ganhou notoriedade por críticas às regalias do Legislativo. O senador também ficou conhecido por não utilizar recursos da cota parlamentar e por questionar o ritmo de trabalho no Congresso Nacional.

Em 2025, durante a Cúpula dos Parlamentares do G20 (P20), realizada em Brasília, Kajuru criticou publicamente a paralisação das atividades legislativas em razão de eventos e períodos de recesso.

A Doença de Parkinson é uma enfermidade neurológica degenerativa que afeta o sistema nervoso central. Entre os principais sintomas estão tremores involuntários, rigidez muscular e lentidão dos movimentos. A doença não tem cura, e o tratamento é voltado ao controle dos sintomas e à desaceleração de sua progressão.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias