Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber hoje a primeira parcela do 13º salário, o pagamento foi antecipado pelo terceiro ano consecutivo. Mais de 30,5 milhões de brasileiros vão receber o pagamento em duas parcelas, a primeira entre hoje a 6 de maio e a segunda entre 25 de maio e 7 de junho.
O calendário de pagamentos começa por quem recebe até um salário mínimo, os aposentados que recebem acima de R$ 1.212 vão começar a receber a primeira parcela na próxima segunda, 2 de maio. Para consultar o extrato com os valores e as datas de pagamento, pode ser feito através do aplicativo Meu INSS, ou pelo site gov.br/meuinss.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 56,7 bilhões na economia. A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela, exceto pra quem passou a receber o benefício depois de janeiro e o valor será calculado proporcionalmente.
Tem direito ao benefício do INSS todos aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que os segurados que possui benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, de acordo com a duração do benefício. Os únicos que não tem direito são aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil.