Criado como um projeto universitário de pesquisa, o Google completa hoje 23 anos. Segundo o site Search Engine Land, o buscador processa, em média, mais de 63 mil buscas por segundo em mais de 150 línguas.
Além de ser um coletor de informações pessoais e plataforma de anúncios, o Google também é um modelo de negócio. Atualmente detém em torno de 30% do mercado de publicidade online.
Assim como em todas as datas comemorativas, a empresa apresentou um doodle animado e publicou uma nota contando um pouco da sua historia.
“Diz-se que um encontro casual pode mudar o curso de sua vida. No
caso do Google, um encontro casual entre dois cientistas da computação mudou o curso da Internet e a vida de milhões. Em 1997, Sergey Brin, um estudante de graduação na Universidade de Stanford, foi designado para mostrar Larry Page, que estava considerando Stanford para fazer pós-graduação na época, o campus. No ano seguinte, os dois co-fundadores do Google estavam construindo um mecanismo de busca juntos em seus dormitórios e desenvolvendo seu primeiro protótipo. Em 1998, a Google Inc. nasceu oficialmente”, dizia a nota.
Curiosidade
Em 1999, Page e Brin tentaram vender o Google por US$ 1 milhão, porém ninguém se interessou em comprar, mesmo após eles reduzirem o preço.
Hoje, de acordo com a revista Forbes, a empresa que controla o buscador do Google e outros produtos da empresa ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão (R$ 5,3 trilhões) em valor de mercado.
A marca Google, segundo a publicação, é a segunda mais valiosa do mundo (US$ 207,5 bilhões, ou R$ 1,1 bilhão).