A segunda etapa do Circuito Goiano de Tênis será iniciado nesta sexta-feira (03). O torneio aberto Unimed FGT500 em Goiânia irá reunir cerca de 200 tenistas, distribuídos em dez categorias, que disputarão o ranking goiano de tênis, que será editado ao término de todas as etapas do campeonato, e chancelado pela Federação Goiana de Tênis.
A provas eliminatórias serão realizadas nas academias organizadoras do evento, ProTênis, Íntegra e Rick Centro Esportivo, nos dias 3, 4 e 5 de junho. Já as partidas finais serão concentradas no ProTênis, no Setor Faiçalville, do dia 10 a 12 deste mês.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), afirma que esse evento é uma competição saudável, capaz de impulsionar a capital na retomada das atividades esportivas, principalmente essa modalidade que tem reconhecimento internacional.
Sócio proprietário do ProTênis e um dos organizadores do evento, Irismar Bueno, explica como está sendo as etapas da competição. “Tivemos uma participação expressiva na primeira rodada, com atletas demonstrando em quadra o desejo de superarem seus adversários. O ranking já começou a ser desenhado com a pontuação conquistada nas primeiras provas, mas muita coisa pode mudar com a evolução das etapas. O importante é que cada fase oferece uma nova oportunidade para evoluir dentro do ranking. Essa competição saudável que move o espírito dos atletas e sentíamos falta disso no tênis goiano”.
Campeonato
O torneio conta com arbitragem formada por meio de um recente curso oferecido pela Federação Goiana de Tênis (FGT), em parceria com a Associação de Professores de Tênis (APT). O presidente da Federação, Alexandre Rodrigues da Cunha, ressalta a importância do evento. “Um torneio dessa envergadura, com mais de seis meses de duração, movimenta uma ampla cadeia ligada ao tênis, que precisava dessa oxigenação. Estamos diante de um momento de fortalecimento do tênis em Goiás”.
Durante décadas, o tênis goiano não tinha um ranking oficial sistematizado. Com essa iniciativa, os atletas participantes poderão saber qual a posição que cada um ocupa dentro da categoria.
Todos os atletas participantes pontuam para o ranking final a ser editado ao término das quatro etapas previstas. Os dois finalistas da primeira e segunda classe recebem premiações em dinheiro, que somadas totalizam R$ 2.100