Em decorrência do grande número de casos de dengue, a prefeitura de Goiânia decretou estado de emergência na capital. O boletim do Ministério da Saúde aponta que a cidade é a capital brasileira com mais casos notificados, inclusive com elevado número de casos graves e aumento de óbitos.
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, houve aumento de 1.562% nos casos notificados da doença em relação ao mesmo período do ano passado, o que a gestão de Goiânia considerou como situação anormal.
Com o decreto de emergência, o município poderá comprar materiais e insumos de forma mais rápida e contratar servidores temporários para ajudar no combate ao mosquito. Segundo a SMS, somente neste ano foram notificados 22.575 casos de dengue, sendo 35 considerados graves e três mortes.
“A Secretaria Municipal de Saúde verificou, ainda, que no primeiro trimestre de 2022 a taxa de positividade para dengue superou o percentual de 87%, o que corresponde a 6.856 amostras testadas, sendo 5.996 positivas”, afirmou a SMS.
Apesar de todas as regiões de Goiânia terem um alto risco da doença, a maior concentração dos casos está nas regiões Noroeste e Sudoeste, com 2,6 mil e 2,3 mil, respectivamente.
Maratona da Limpeza
Na última terça-feira (19), a prefeitura de Goiânia realizou serviços da “1ª Maratona da Limpeza”, em 70 bairros situados em todas as regiões da cidade.
Objetivo é remover 2 mil toneladas de resíduos descartados em vias públicas e roçar 700 mil metros quadrados de áreas com mato alto, nos períodos diurno e noturno. Dois mil servidores atuam na força-tarefa, que percorre todos bairros da capital em tempo recorde de 30 dias.