Nesta terça-feira (27), funcionários da Caixa Econômica Federal entraram em greve por 24 horas. De acordo com o Sindicato dos Bancários, a paralisação é um protesto contra a ações do governo na gestão do banco estatal, informou o Sindicato dos Bancários. Segundo a entidade, a greve foi deliberada em assembleia na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, porém teve adesão nacional.
Exigências
Entre os motivos da paralisação está a abertura de capital da Caixa Seguridade, uma vez que o sindicato é contra a venda dessas ações, o pagamento integral da PLR Social que, de acordo com o sindicato, não foi pago corretamente e também maior proteção contra a covid-19 nas agências, incluindo os funcionários que estão na linha de frente nos grupos prioritários da vacina. Outra exigência feita é que os aprovados no concurso de 2014 sejam chamados.
De acordo com o dirigente sindical Dionísio Reis, diretor do Sindicato e empregado da Caixa. “A mobilização dos empregados junto ao movimento sindical foi motivada por uma série de ataques, tanto contra a instituição financeira, como aos direitos históricos dos trabalhadores”.
No Twitter, o sindicato postou fotos de algumas agências fechadas em São Paulo, Osasco e região.