A Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia realizou, na tarde desta segunda-feira (18/11), no Paço Municipal, a terceira reunião entre técnicos da gestão do prefeito Rogério Cruz e a equipe do prefeito eleito, Sandro Mabel. O encontro abordou investimentos na capital e ações voltadas à preservação do meio ambiente.
O coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal, destacou a importância da troca de informações e do diálogo transparente entre as equipes. Ele ressaltou que o grupo do prefeito eleito está analisando os dados fornecidos pela gestão atual e que eventuais dúvidas serão encaminhadas via ofício para esclarecimentos.
“Nós ficamos felizes em receber essas informações da prefeitura. Isso demonstra um entendimento que vai facilitar o trabalho da comissão de transição e, consequentemente, a administração a partir de janeiro. Hoje, finanças e meio ambiente predominaram, o que considero fundamental, pois são áreas essenciais para a gestão”, afirmou Ortegal.
O prefeito eleito Sandro Mabel participou da reunião por videoconferência, uma vez que está em Londres para um seminário promovido pelo União Brasil (UB), destinado a prefeitos eleitos, com o objetivo de conhecer programas bem-sucedidos implementados na capital do Reino Unido.
O secretário de Governo, Jovair Arantes, explicou que a apresentação de projetos bem-sucedidos visa garantir a continuidade administrativa. “As coisas estão avançando, e não há discordâncias aqui. Alguns pontos que ainda não têm consenso serão definidos pelo novo governo. Foram apresentados projetos importantes, como o Centraliza, que precisa de celeridade para também ser implementado em Campinas, por exemplo”, pontuou.
A próxima reunião temática foi agendada para quinta-feira (21/11), às 14 horas, no 6º andar do Paço Municipal. Os técnicos da Prefeitura de Goiânia apresentaram uma série de projetos à equipe de transição do prefeito eleito Sandro Mabel. Entre as propostas destacam-se:
Georreferenciamento
A iniciativa permitirá a localização precisa de objetos, áreas e pontos geográficos em um mapa. O projeto prevê o cadastramento de ativos municipais e a divisão de todos os loteamentos de Goiânia, otimizando a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e aumentando a arrecadação municipal.
Programa Cidade Segura
Lançado em 15 de agosto de 2023, em parceria com o Ministério Público e a Equatorial, o programa tem como objetivo retirar fios inutilizados dos postes da capital, destinando o material para cooperativas de reciclagem. No projeto piloto, 53 toneladas de fiação foram removidas nos bairros Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União, Vila Mutirão I e II.
ArborizaGyn
Desenvolvido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), o projeto promove o plantio de mudas na cidade. Durante a atual gestão, 400 mil mudas foram plantadas na capital. A última edição, realizada no Residencial Três Marias, resultou no plantio de 50 mil árvores em uma área de preservação ambiental.
Programa Centraliza
O programa busca requalificar e impulsionar a economia da região central de Goiânia. Suas metas incluem: preservação ambiental; desenvolvimento de arte, cultura, lazer, bem-estar, turismo e esporte; estímulo ao empreendedorismo; combate à criminalidade; valorização do patrimônio histórico-cultural; incentivo à mobilidade urbana; requalificação de espaços e mobiliários; fomento a novas atividades econômicas; valorização das existentes e atração de novos moradores.
Fonte: Secom