Economizar dinheiro não é uma tarefa nada fácil. Se você sonha em se livrar das dívidas, mudar de vida e conquistar a sua liberdade financeira, possivelmente já se questionou em como economizar.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média dos brasileiros atualmente é de R$ 2.548,00. Com a alta nos preços, muitas pessoas estão tendo dificuldades em conseguir fazer o orçamento render durante o mês. E se está complicado até para comprar itens básicos, imagina guardar uma quantia mensalmente, missão quase impossível para a maioria das pessoas.
Consequências da pandemia
Cerca de 53% dos brasileiros não estão confiantes em gastar nos próximos meses, aponta o estudo realizado pela Toluna, companhia especializada em levantamentos sobre economia.
Com base no estudo, o percentual é resultado da pandemia, já que cinco em cada 10 brasileiros ainda sofrem com o impacto do coronavírus. Das 1.006 entrevistas realizadas no Brasil entre 23 e 28 de março, 11% perderam o emprego com a chegada do vírus no país, e 13% sofreu uma redução no trabalho comparado no mesmo período do ano anterior.
Controle Financeiro
Em uma entrevista para o Boletim Goiás, o economista Davi Lelis, sócio da Valor Investimentos, explica que existem duas formas eficientes para os brasileiros adquirirem o hábito de economizar. “A primeira é aumentando as receitas, ou seja, ganhando mais. A segunda é diminuindo as despesas, ou seja, gastando menos. Para as pessoas que querem guardar dinheiro, o primeiro passo é procurar fontes extras de renda ou formas de ganhar mais no emprego atual ou em um novo”, disse. “Se você já está ganhando uma quantia que paga todas as suas contas e tem itens supérfluos que pode diminuir ou cortar, vai começar a sobrar dinheiro para investir”, acrescentou.
Para diversas áreas em que a população está inserida, existe o auxílio de vários profissionais especializados, e na economia também não é diferente, um bom educador financeiro pode ser a solução na hora de planejar a própria economia.
“Todo mundo precisa de um médico de confiança, de uma boa orientação, de um nutricionista ou mesmo de um bom advogado. Uma boa maneira de começar é procurar um bom escritório e um bom assessor para facilitar sua caminhada financeira. Um bom profissional saberá te indicar bons livros, fontes de estudo, sites e apps para acompanhar todo o progresso da sua carteira de investimentos”, explica Davi Lelis.
Como fazer o planejamento
Davi Lelis afirma que o primeiro passo é fazer um raio-x nas finanças da pessoa e da família, identificando onde estão os maiores gastos e despesas. Após isso, é necessário montar os objetivos financeiros e as conquistas que cada um pretende alcançar, além de montar e acompanhar a carteira de investimentos.
“Para tudo isso, é indicado procurar um profissional da área para auxiliar. Mais importante do que a velocidade com que se avança é a direção para onde se avança. Bons ativos financeiros e boas oportunidades, assim como mecanismos de proteção, são fundamentais nesse planejamento”, afirma Davi.
Portanto, o mundo do investimento é bastante complexo, principalmente para aqueles que possuem uma renda mensal maior, mas existem maneiras simples de investir e garantir uma reserva. “Sair da poupança e dos fundos de banco que não pagam nem o “justo” para o investidor, que pode ser considerado como a taxa Selic. Um tesouro selic ou investimentos atrelados ao CDI são mais indicado do que um investimento em poupança para a maioria das pessoas, pois rende mais com menos risco e tem liquidez diária”, explica Davi.
Cartão de crédito x débito
O famoso “mês que vem eu pago” é um dos motivos que não colabora quando o assunto é economizar. “Para as pessoas mais controladas, o cartão de crédito vai bem. Mas quem não consegue se controlar e compra por impulso deve ficar longe do cartão de crédito e do cheque especial”.
Alternativas para enfrentar o cenário atual
O economista evidencia que a inflação está em níveis muito elevados, até mesmo um dos maiores níveis em todo o plano real, e por essa maneira, qualquer dinheiro parado é desvalorizado, os investimentos são mais que necessários.
“Não existe quantia ideal. O montante mais indicado vai de cada pessoa. Mas deve ser uma quantia que a pessoa consiga manter a recorrência e a constância dos aportes. É indicado não travar um valor, mas uma porcentagem do que se ganha. Dessa forma, quanto mais você ganhar de salário, mais você consegue poupar. É interessante tentar viver um ‘degrau abaixo’ do que se pode. Aquele que gasta tudo que ganha nunca consegue poupar”, disse.
“Um conceito simples e muito forte é o de nunca gastar mais do que se ganha”, concluiu.