O e-commerce continua lucrando cada vez mais adeptos, mesmo depois do ápice da pandemia de Covid-19, tudo indica que o comércio digital se consolidará ainda mais. Com base no estudo da empresa de pesquisa de mercado eMarketer, há dois anos, somente 17,8% das vendas eram feitas a partir de compras on-line. Esse número deve atingir a marca de 21% em 2022 e com a movimentação de US$ 5,55 trilhões na economia. Considera-se que o crescimento pode chegar a 24,5% até 2025, o que totaliza 6,7 pontos percentuais em apenas cinco anos.
É nesse aspecto que os integradores de marketplace, que tornam as atividades dos sellers (loja que deve cumprir a obrigação de entregar o produto ao cliente, no prazo) bem mais organizadas. Muitos vendedores de marketplaces ofertam os seus produtos em mais de uma plataforma ao mesmo tempo, como, Americanas Marketplace, Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee. Contudo, a gestão de vendas se for realizada de forma individuada, pode ser um obstáculo, começando pelo número de funcionários, softwares especializados, investimentos, entre outros.
Investimento
Vinícius Ribeiro, Head de Marketing da Magis5, um hub integrador que centraliza vendas e a gestão do negócio, funcionando como um shopping do varejo digital, oferecendo suporte e automatização às pequenas lojas que são abrigadas pelas grandes redes, explica que não basta apenas ter uma loja virtual.
“O comércio eletrônico não é um luxo, nem uma estratégia. Ele é transfronteiriço e se tornou uma necessidade. Portanto, para os comerciantes se faz necessário integrar o seu negócio com marketplaces que ofertarão uma gestão muito melhor das operações, que vão desde o cadastro do produto, passando pela impressão de notas fiscais e etiquetas de forma conjuntas, controle de estoques de CNPJs no mesmo dashboard, precificação e relatórios”, afirma Vinícius.
Resultados
Igor Savoia também faz parte dessa maioria, lojista, com mais de 400 mil clientes atendidos, o empresário e influenciador, foi atraído para a Magis5 desde 2021 devido à confiança que a marca tem no mercado. O faturamento de Igor cresceu em 20% desde o final de 2021, após a utilização da plataforma.
“Sem a Magis5, eu precisaria ter estoque separado, o cadastro de produtos em cada um dos sites, fazer o gerenciamento de pedidos separadamente, bem como os cancelamentos, organizar os pagamentos, ajuste de preços, entre muitos outros serviços prolongados, e eu necessitaria de pessoal para fazer tudo isso e, mesmo assim, ocasionaria falhas e erros”, disse o empresário.
Atualmente a empresa conta com 65 colaboradores, uma parte trabalha em um escritório em Rio Claro, e a outra em regime home Office. Com mais de 4.500 lojas conectadas através da plataforma, em 2020, a empresa faturou R$ 700 mil e, em 2021, cresceu mais de cinco vezes, registrando 10% ao mês. A projeção é de crescer 320% até o final de 2022, excedendo os R$ 4 bilhões em valores transacionados.