As férias de fim de ano estão chegando e com ela o número de abandono de animais cresce consideravelmente. O Brasil é o segundo país em número de animais domésticos nos lares, e ainda a população é muito desinformada sobre a responsabilidade com os animais. Por isso, a Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal (CEPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realiza campanhas educativas no sentido de levar informação à população sobre a responsabilidade com os animais.
O abandono de animais cresceu em todo Brasil com a pandemia, e nas férias esses casos só aumentam. Abandonar animais é crime e deve ser combatido. A pessoa que comete esse tipo de abuso e maus-tratos deve ser denunciada, podendo ser presa em flagrante se identificada e responder um processo criminal. Lembrando que, com o advento da “Lei Sansão” (lei 9.065/98 art. 32 § 1º-A), a penalidade aumentou para 2 a 5 anos, garantindo uma proteção maior a cães e gatos.
A presidente da Comissão, Pauliane Rodrigues, faz um alerta sobre as dificuldades que os animais enfrentam nas ruas e o quanto essa prática é cruel. “Animais não conseguem se virar nas ruas sozinhos sofrendo todo tipo de agressão, muitos morrem nos primeiros meses por depressão, atropelamento e tristeza. Nunca abandone, pois isso só mostra o ser humano frio e egoísta que você é. Para que isso não ocorra, pedimos que as pessoas reflitam sobre a responsabilidade de levar uma vida para casa.”, informou a advogada.
Pauliane ainda lembra que alguns questionamentos devem ser levantados antes de adotar um animal, sendo que o tutor deve conversar com toda família e todos devem concordar. “Essa vida vai durar entre 10 até 20 anos, então reflita se está disposto a cuidar. Eles vão adoecer nesse percurso, será que você terá condição de arcar com as despesas veterinárias? E se você se separar do seu conjugue, tiver que se mudar, quando tiver que viajar, que destino terá seu amigo peludo? Depois de responder todas a essas perguntas, você está apto a adotar, e nunca adote por impulso” pontua.
ONGs e protetores dos animais afirmam que a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de até 50% nos primeiros meses de pandemia. Mas, segundo a Ong Ampara Animal, o abandono cresceu 61% entre junho de 2020 e março de 2021.
Eventos de adoção em dezembro em Goiânia
Mesmo com esses dados, mas com a retomada das atividades sociais, abrigos e protetores independentes estão promovendo eventos de adoção porque estão lotados e não estão mais obtendo a ajuda que tinham antes da pandemia.
Com uma triagem mais rigorosa e acompanhamento das adoções, estão conseguindo fazer esse trabalho voluntário com muita dedicação e cuidado nessa fase.
Muitos são os casos de novos resgates que não têm sido feitos por essa superlotação e falta de auxílio da sociedade e do poder público. A única saída tem sido a ampla divulgação por adoção responsável e da denúncia do abandono como forma de coibir a prática criminosa.
A população pode fazer denúncias anônimas de casos de abandono e maus tratos aos animais para a Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA): (62) 3201-2632/2606 (na capital) ou (62) 3201-2637/2632 (entorno de Goiânia) ou também para a Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (AMMA): 161
Para adotar amiguinhos peludos e ajudar as ONGs veja a agenda de dezembro:
Dia 04/12 – Vila do Bem – edição de Natal
Estacionamento da Clínica Veterinária Vila Pop – Rua Carlos Leopoldo Dayrell, Qd. 18, Lt. 22, Bairro Ilda, das 13hs às 17hs.
Além da feira de adoção, acontecerá um bazar e o Projeto Tampatas estará recebendo doação de tampinhas de plástico para vender para reciclagem e angariar fundos para castrações, ração e cesta básica que serão entregues aos abrigos de animais.
Dia 18/12 – Evento de Adoção do Santuário de Animais
Shopping Passeio das Águas – Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia – GO, 74573-260 – das 12 às 18h
O Abrigo Santuário de Animais, que resgata e reabilita animais de ruas, irá apresentar cães e gatos filhotes e adultos que merecem um lar seguro, amoroso e feliz.
Também aceita todo o tipo de doação, pois atende a centenas de animais diariamente.