O deputado federal Professor Alcides Ribeiro enfrenta um momento de incerteza em sua carreira política, especialmente após a derrota na eleição para prefeito de Aparecida de Goiânia em 2024, quando foi superado por Leandro Vilela, do MDB. Fontes próximas ao parlamentar indicam que essa experiência o deixou “decepcionado” com a política, levando-o a reconsiderar sua candidatura à reeleição em 2026.
Recentemente, Professor Alcides desfiliou-se do Partido Liberal (PL), decisão que, segundo ele, visa concentrar esforços em sua defesa contra acusações de envolvimento em um suposto vídeo com um adolescente. O deputado nega veementemente as alegações, afirmando que as imagens são montagens produzidas por “tecnologias sofisticadas”.
Aliados sugerem que o parlamentar pode optar por se afastar da política para focar em seus empreendimentos, incluindo a Universidade Alfredo Nasser (Unifan) e a rede de papelarias Bazar Professor Alcides, presentes em Aparecida de Goiânia e Goiânia. Há também preocupações de que, caso não busque a reeleição ou não seja reeleito, ele perderia a imunidade parlamentar, transferindo seus processos para a primeira instância, ao invés do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Até o momento, Professor Alcides não anunciou oficialmente sua decisão sobre a candidatura em 2026. Enquanto isso, ele permanece no exercício de seu mandato na Câmara dos Deputados, dedicando-se à sua defesa e à gestão de seus negócios.
O cenário político e jurídico em torno do deputado continua em evolução, e futuras declarações ou desenvolvimentos poderão esclarecer suas intenções para as próximas eleições.
Por Milkylenne Cardoso