O deputado estadual por Goiás, Delegado Eduardo Prado (DC), foi convidado a representar o Estado no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).
O congresso acontece anualmente e em 2021 teve sua programação entre os dias 22 e 24 de junho, no Museu Nacional da República, em Brasília, e com transmissão online para vários países. O deputado foi convidado a participar de um painel de exposições de práticas lixo zero realizado no dia 23, abordando o tema ‘Projetos de Lei e Boas Práticas’.
Dividiram o painel com o parlamentar goiano, o prefeito de Campos Novos-SC, Silvio Zancanaro, a diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Nova Mutum-MT, Carmem Casagrande, e o coordenador de Sustentabilidade da Câmara Municipal do Rio de Janeiro-RJ, Bernardo Egas.
Entre os 15 projetos de lei, de defesa ambiental, apresentados na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Eduardo Prado explanou sobre: ‘Programa Olho no Óleo’, ‘Política de Incentivo à Redução do Consumo de Materiais Plásticos’,’Obrigatoriedade da Utilização do Asfalto-Borracha pelo Governo do Estado’,’Política de Difusão da Educação Ambiental’ e, como principal, o que ‘Institui a Semana Estadual do Lixo Zero no Estado de Goiás’.
Prado, quando vereador por Goiânia, foi o autor do projeto de lei que ‘Institui a Semana Estadual do Lixo Zero’ na capital e que foi sancionado pelo então prefeito, Iris Rezende, em agosto de 2017.
O parlamentar disse ter ficado surpreso com o convite para participar do congresso, pois tinha suas “proposituras no legislativo goiano como forma de tonar o país, onde vivemos, um lugar melhor” e que conhecia pouco sobre o ILZB, o que tornou o convite inesperado. “Fiquei honrado em representar o estado de Goiás em um congresso de tamanha magnitude e principalmente por termos sido escolhidos como o parlamentar goiano com os melhores projetos de práticas ambientais”, contou Eduardo Prado.
Para o Instituto, o deputado representa o conceito lixo zero. “A indicação do nome do deputado Delegado Eduardo Prado para compartilhar suas experiências no congresso foi pelo fato de ser o parlamentar que mais tem trabalhos concretos para a prática lixo zero.”, disse Filemon Tiago, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil em Goiás.
O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero tem por objetivo a troca de experiências técnicas, interativas e educativas sobre o tratamento e destinação de resíduos nas cidades.
Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB)
O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Possui como objetivos promover e gerir a responsabilidade social na geração de resíduos ao incentivar e coordenar organizações e indivíduos sobre gestão adequada e promover o conceito e os princípios de Lixo Zero, bem como capacitar profissionais e certificar o cumprimento da Meta Lixo Zero por empresas, instituições e comunidades.