Um novo ciclo de debates sobre a gestão e tratamento consciente de resíduos sólidos no Brasil foi iniciado pelo Instituto Lixo Zero (ILZB), no mês de maio em diversos estados e no Distrito Federal.
Por meio de fóruns municipais, estaduais e regionais é disseminado uma nova mentalidade sobre a redução ou eliminação do lixo.
Em Goiás, o Fórum Estadual Municípios Lixo Zero será realizado em audiência pública na Assembleia Legislativa (Alego), no dia 4 de junho. A transmissão será via Zoom e pelo canal @ideiasurbanas, no Instagram.
O objetivo é fazer com que gestores públicos, acadêmicos, parlamentares, empresários e sociedade civil compartilhem ideias que colaborarem para a melhor utilização dos recursos públicos com atitudes simples.
“Hoje, o lixo é o terceiro maior gasto das cidades brasileiras. Sempre que vejo alguém reclamar da falta de recursos para construir um hospital ou uma escola, lembro que tanto um quanto o outro estão sendo jogados no lixo”, diz o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.
Dados
Uma pesquisa realizada pela Organização Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) mapeou 2.691 normas legais sobre resíduos sólidos no Brasil. A maioria (2.600) foi formulada pelos municípios na tentativa de controlar a produção e descarte incorreto de “lixo”.
Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.129 declararam possuir programa de coleta seletiva, em 2020. Em contrapartida, O ILZB apurou que o Brasil produz 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, cerca de 200 estádios de futebol. A média seria de 450 quilos por habitante, neste período. Isso significa que a economia brasileira perde, anualmente, R$ 120 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reciclados.
Instituto
O Instituto Lixo Zero é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Fundado em 2010, O ILZB representa o Brasil na ZWIA (Zero Waste International Alliance), movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.