Dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e antes de virar a página deste dia, que tal conhecer e exaltar 5 obras literárias brasileiras? Pegue o seu marcador de página, sua xícara de café e aproveita os dias frios para uma boa leitura.
5- Mensagem, Fernando Pessoa
A obra foi publicada um ano antes da morte do autor e trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito.
4 – Antologia, Vinicius de Morais
Lançada em 1954 pela editora cariosa, a obra é uma coletânea dos poemas mais significativos de Vinícius de Moraes. Nas orelhas deste livro é possível encontrar uma citação de Rubem Braga que justifica esta publicação. Ele afirma que este volume traz em si a mais ampla e perfeita seleção da produção poética do autor, um dos mais importantes poetas brasileiros.
3 – A Rosa do povo, Carlos Drummond de Andrade
Escrito entre 1943 e 1945, A Rosa do Povo é um livro de poesias brasileiro, considerado a mais extensa obra do autor sendo composta por 55 poemas, também sendo a primeira obra madura e a de maior expressão do lirismo social e modernista.
2 – Baú de espantos, Mario Quintana
Publicado em 1986, Mario Quintana reúne num só gesto poético o passado e o futuro, através do exercício da memória e das percepções que o assaltam diante das mudanças trazidas pela modernidade.
1 – Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, de Cora Coralina
O primeiro livro da poetisa brasileira Cora Coralina, publicado em 1965, quando a poetisa já contabilizava 75 anos. Retratando o cotidiano dos Becos de Goiás, a obra reúne os poemas que consagraram o estilo da autora e a transformaram em uma das maiores poetisas de língua portuguesa do século XX, incluída na tradição moderna apesar do chamado insulamento.