Adquirir conhecimento é fundamental para que a gente não fique dentro da nossa bolha. Pensando nisso, eu separei 5 filmes que abordam a temática Feminismo que é um movimento social e político e tem o objetivo de ampliar o papel e os direitos das mulheres na sociedade. Nada melhor que aprender através de produções audiovisuais né?!
Confira as indicações:
05. Elisa e Marcela
Apesar do filme ser um retrato da Europa em 1901, nos trás uma reflexão acerca da contemporaneidade das interações pautadas na intolerância e no preconceito.
Sinopse: Em 1910, acontecia na Igreja de San Jorge, na região de Coruña, na Galícia, um casamento inesperado entre Elisa e Marcela. Para driblarem as regras locais e poderem se casar, Elisa forja documentos de um parente falecido e se passa por um homem para viabilizar a primeira união homossexual da Europa.
04. Felicidade por um fio
O filme retrata a prisão que a química representa para mulheres cacheadas, abordando temas como o racismo e machismo.
Sinopse: A comédia romântica conta a história de Violet Jones, uma publicitária perfeccionista além da conta, que não se permite errar. Desiludida no amor, ela começa uma fase real de autoconhecimento e o marco disso tudo é quando, por um erro químico capilar, acaba raspando o cabelo.
03. Frida
História das dores e da arte de um dos nomes de mais impacto no século 20.
Sinopse: A vida de Frida Kahlo, uma das maiores artistas do século 20. Seu trabalho notável, o tempestuoso casamento e as dificuldades enfrentadas por ser mulher numa sociedade extremamente machista.
02. Mulheres do século 20
Três mulheres protagonistas nascidas nos anos 1920, 50 e 60, olham pro mundo com olhos diferentes.
Sinopse: Na Califórnia dos anos 70, uma mãe tenta cuidar de sua família da melhor forma possível enquanto também procura respostas para as vidas de suas duas jovens amigas – uma fotógrafa aficionada pela cultura punk e uma amiga de seu filho.
01. A arte de amar
O filme é embasado em história real da ginecologista Michalina Wislocka com abordagens médicas e sociais sobre a sexualidade das mulheres.
Sinopse: Em pleno regime comunista, uma ginecologista polonesa luta contra a censura para conseguir publicar um livro que aborda a sexualidade em um contexto crítco à tradição vigente. Todavia apesar das dificuldades enfrentadas, a circulação de seu material escrito gera interesse imediato e inicia uma revolução sexual no interior de seu país.