A novela Pantanal atualmente é o maior sucesso da Rede Globo, não só agora como em 1990, na TV Manchete. Em 2016, a revista Veja elegeu Pantanal a quarta melhor novela da televisão brasileira. Assim como Pantanal, outras novelas fizeram bastante sucesso nos anos 90, entre elas está Xica da Silva.
A novela de 1996 mostra a forte retratação histórica e apelo erótico. Xica da Silva se consolidou como uma trama que retratou um Brasil Colonial cruel e impiedoso, contando a história, em algumas partes verídicas, da negra escravizada Chica da Silva (Francisca da Silva de Oliveira) que viveu no Arraial do Tijuco – atual Diamantina – em Minas Gerais.
A trama conta a saga de Xica (Taís Araujo), uma mulher bela e sensual, que junto com sua mãe Maria (Zezé Motta), são feitas escravas do Contratador dos Diamantes Felisberto Caldeira Brant (Reynaldo Gonzaga), homem mais importante do Arraial, que foi encarregado pelo Rei de Portugal de extrair diamantes dos garimpos.
Ele é o pai de Xica, mas nunca assumiu a paternidade, algo comum entre senhores que tinham filhos com mulheres escravizadas. Ao descobrir sua paternidade após adulta, Xica promete vingar-se por tudo que sua mãe sofreu.
A novela tem uma história muito forte, por isso está entre as melhores. Sendo assim, a TV Globo está preparando um remake para 2025. Além de Xica da Silva, outras novelas também estão na mira dos produtores. Histórias como “O Rei do Gado” e “Renascer” podem entrar para a lista dos remakes de sucesso e poderão voltar à telinha em produções renovadas.