Na última quarta-feira (25), a Prefeitura de Senador Canedo anunciou o reajuste do salário dos agentes comunitários de saúde e endemias. O decreto, publicado pelo Diário da União, define que a data base não deve ser inferior a 2 (dois) salários mínimos e que os valores serão repassados pela União aos Municípios e Estados.
Segundo a prefeitura, também foi estabelecido a aposentadoria especial e, somado aos seus pagamentos, o adicional de insalubridade, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas. E para que a emenda entre em vigor já no mês de maio, o município vai arcar com recursos próprios, uma vez que a verba do governo federal ainda não foi repassada.
Para o prefeito, Fernando Pellozo, esse é um momento histórico para a saúde municipal, pois essa reivindicação já vem sendo feita há anos e finalmente vai ser atendida, por este motivo a cidade vai fazer o reajuste mesmo antes de receber o repasse federal. “É uma ótima notícia para esses guerreiros que vêm enfrentando bravamente a pandemia, o COVID-19, à dengue e tudo mais, esse é um reconhecimento por todo o trabalho realizado em Senador Canedo”, afirma o prefeito.
De acordo com a secretária de saúde, Ludmyla Maranha, a valorização profissional tem sido uma das principais missões da gestão, uma vez que com o auxílio de todos a Secretaria Municipal de Saúde venha se tornar uma referência no atendimento de qualidade e na prestação de serviços à comunidade. “Com servidores comprometidos e com seus trabalhos reconhecidos, podemos oferecer para a população um atendimento de qualidade e com isso avançar cada dia mais. Ainda há diversos projetos para a valorização profissional em andamento, pois o nosso intuito é fazer com que o servidor se sinta cada vez mais valorizado e com isso, nos ajude a fazer da nossa saúde uma referência no Estado.”
O reajuste foi repassado para a Secretaria Municipal de Finanças e vai ser integralizado, ainda este mês, no salário de todos os agentes comunitários de saúde e endemias.