No começo deste ano a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia entregou novos kits de uniformes para os mais de 230 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) que atuam na cidade. Os materiais facilitam a identificação e dão mais conforto e segurança para esses profissionais, que são imprescindível para o Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalham em contato direto com a população, realizando ações educativas, notificando riscos, estimulando a prevenção de doenças, prestando orientações e encaminhando pessoas para tratamentos.
Cada kit contém boné, colete, blusão impermeável, camisas de manga longa e curta, calça e bolsa para materiais nas cores azul e branco.
O prefeito Vilmar Mariano pede à população para que sempre receba bem os agentes de saúde, prestando as informações necessárias e aproveitando do conhecimento que eles têm da saúde humana e de como funciona a nossa rede de assistência. “Os agentes são fundamentais para uma comunidade mais consciente e sadia”, afirma o prefeito.
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que os ACS’s conhecem a realidade das comunidades, têm a confiança dos moradores e promovem a integração do pessoal das unidades de saúde com a população: “Além de fazerem a coleta de dados essenciais para conhecermos a realidade das famílias e as demandas para investirmos em estratégias públicas, os agentes reforçam a importância dos hábitos saudáveis, influindo diretamente num futuro mais seguro e tranquilo e no bem-estar de pessoas de todas as idades”.
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acrescenta que apesar de todos os desafios de uma rotina exigente no trabalho do agente de saúde, eles têm orgulho de carregar os símbolos da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do SUS. São cientes de que são multiplicadores de boas práticas, sabem do papel indispensável que exercem na vida da comunidade e como muita gente confia e conta com eles diariamente.
Márcia Maria de Oliveira, defensora incondicional da profissão de ACS, que ocupa há 19 anos na região do Setor Santa Luzia, garante que se orgulha muito do que faz e que os novos uniformes superaram as expectativas: “São confortáveis, gostei da calça, das repartições para guardar os materiais e tudo está muito bem sinalizado com os logotipos. A população está me identificando com mais facilidade e rapidez e a vestimenta está contribuindo com meu trabalho me expondo devidamente para as pessoas que estão se mudando para a minha área. Foi uma conquista para nós”.
Os novos uniformes têm identidade visual criada pelo publicitário Willian Rabello, da Assessoria de Comunicação da SMS, que se baseou em diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e em pesquisas técnicas e de uniformes anteriores para garantir mais funcionalidade, conforto e valorizar os logotipos institucionais.